Entenda a diferença: Psicoterapia (Psicólogo Clínico) x Coaching (Coach)

14/03/2018

Há algo muito sério e perigoso que tem acontecido em rede nacional... O Conselho Federal de Psicologia deveria notificar a Globo por gerar tamanha confusão na cabeça do telespectador! Trauma como o da moça da novela (pedofilia e abuso sexual) só podem, e devem ser tratados, com psicólogo com formação acadêmica em Psicologia e com CRP ativo. Não tem nada haver misturar ou confundir com atendimento em Coaching. Inclusive se um Coach se predispõe a atender uma demanda dessa complexidade, caia fora, pois ele não possui ferramentas e muito menos manejo para tal!!! Fiquem ligados e se atentem!!!
A psicoterapia (do grego psykhē - mente, e therapeuein - curar; É um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental. Trata-se de um processo que permite resultados empiricamente comprovados em diversas problemáticas como: pânico, fobias, depressão, anorexia, stress pós traumático etc. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, conjugais e familiares, que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente.
Já o Coaching é um processo que acontece em um contexto de várias necessidades específicas. Entre elas: a busca de novos desafios profissionais; planejamento para alcance de determinados objetivos pessoais ou profissionais; desenvolver novas habilidades e competências; lidar com desafios de liderança. E mais: insatisfação com aspectos da vida profissional; transição de área ou de carreira; tomada de decisões que precisam ser bem pensadas e elaboradas pois geram impactos emocionais e/ou financeiros elevados. O papel do coach é usar métodos e técnicas para identificar suas potencialidades e assessorar o cliente em suas decisões.