Sabe o que é terapia EMDR?

02/08/2017

O que é EMDR? (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)
Uma das técnicas mais modernas no tratamento psicológico. Foi criada na década de 80 pela americana e psicóloga Francine Shapiro. Através de movimentos oculares e estímulos bilaterais específicos (dos hemisférios cerebrais) há uma dessensibilização e uma reprogramação (reprocessamento) mental. As vivências, lembranças e sensações do passado, quando traumáticas, ficam registradas na mente de forma negativa e cheias de dor. Através do EMDR é possível que haja uma mudança significativa nas lembranças do passado ao invés de ficarem armazenadas de forma negativa no pensamento.

Em que tipo de problemas o EMDR pode ajudar?

ansiedade,
abusos na infância
insônia
depressão
violência urbana
medos
traumas
pânico
ansiedade de desempenho
bullying
perdas de parentes
luto de relacionamentos
estresse
acidentes de carro
fobias
dores crônicas
desastre natural
medos
estupro
insônia
estresse pós assaltos e roubos
abuso físico e psicológico
baixa auto-estima
abuso sexual

A duração do tratamento depende de cada caso e indivíduo. Às vezes existe uma queixa específica, mas durante as sessões aparece alguma lembrança que não se sabia ser a causa do problema e precisa ser também trabalhada.
Muitas pessoas pensam que a EMDR é um tipo de hipnose ou regressão, e ficam receosas diante dessa nova proposta terapêutica. Mas não é nem uma coisa nem outra. O paciente deve saber que, para tirar maior proveito da terapia, é apenas necessário estar disponível para o processo de cura emocional, além de confiar na metodologia. No mais, é esperar que o próprio cérebro faça seu trabalho!

A ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA e a OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE recomendam o EMDR como um dos principais métodos da atualidade para o tratamento de situações traumáticas. O caráter de psicoterapia breve e focada é uma das vantagens do método.

O referencial teórico do EMDR encontra respaldo em descobertas recentes no campo neuropsicológico, e os resultados clínicos são obtidos com rapidez. Estudos recentes também indicam o sucesso e a manutenção das conquistas terapêuticas nas pessoas tratadas com EMDR.
Somente psicólogos e psiquiatras certificados pelo EMDR Institute (EUA) poderão aplicar a técnica.

#andrezathanspsicóloga
#psicólogaandrezathans

Andreza Thans
Psicóloga Clínica
CRP 63405