Trauma!

07/05/2018

Em uma situação de risco, o que você faz? Luta ou Foge? Em momentos de tensão, seu corpo e seu cérebro vão trabalhar para que você não sofra uma sobrecarga emocional. Isso porque, caso ocorra, a experiência permanecerá presente na sua vida a partir de então, por mais desagradável que seja.
A esse fenômeno, a psicologia dá o nome de trauma e ele pode impactar a vida de uma pessoa em diferentes graus. Lutar, fugir, congelar ou desfalecer são os quatro padrões de respostas frente a situações de perigo que podem produzir traumas.
Em casos de pessoas que foram vítimas de abusos, a terapia EMDR vai trabalhar o reprocessamento do trauma por meio da integração de sua lembrança com outras áreas do cérebro, para que a própria mente se autorregule.
O reprocessamento permite à vítima liberar a raiva relacionada ao abuso, a timidez ou o excesso de medo por conta da situação vivida. "O cérebro estimulado bilateralmente através de movimentos oculares vai trabalhar para reprocessar a experiência traumática e dessensibilizar a dor referente à esta lembrança. Tudo que acontece na nossa vida é para o nosso aprendizado e as experiências são armazenadas na mesma região do cérebro para nos dar um senso de adaptação. No caso do trauma, a experiência é armazenada de maneira mal adaptada e carregada de crenças negativas, por isso a sensação de que qualquer coisa relacionada a ela gera incômodo e medo.
Muitas vezes, esses sentimentos impedem a vítima de procurar ajuda. A sensação de que sofreriam represálias fazem elas se calarem diante das agressões, do medo de reviver o trauma ou de intensificar o nível dos abusos. "São experiências que deixam marcas pelo resto da vida, mas que podem ser trabalhadas. Uma pessoa que sofre algum tipo de abuso vai desencadear uma série de retrações e limitações comportamentais e isso vai se manifestar nas coisas mais simples, que para outras parecem corriqueiras, mas para ela se tornam verdadeiros desafios.
#andrezathanspsicologa #psicologaandrezathans
#abusosexual
#traumasinfantis
#terapiaemdr

https://www.facebook.com/psicologaandrezathans/?timeline_context_item_type=intro_card_work&timeline_context_item_source=100000252107834

https://www.instagram.com/andrezathans/